segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Daqui a pouco, ANO NOVO!

Já é ano novo em vários lugares do globo, os brasileiros aguardam ansiosos a chegada do novo ano, buscam-se novos momentos, numerosas realizações, conquistas financeiras e materiais, norteiam-se novos objetivos e metas, enfim, mais uma vez, o mundo deseja felicidade, há abraços, beijos, fartura, palavras de conforto e esperança, confraternizações, fogos de artificio, barulho e festa(...), mas ainda há pouca reflexão,  

É notório que o ano novo nasce dentro das pessoas, o calendário é apenas um detalhe, as festas, os fogos(...). Para que vivamos um Ano de transformação, conquistas duradouras,  cumprimento de dever e alcance de verdadeira felicidade, é importante fazermos uma viagem para dentro, questionando-nos aquilo que necessitamos melhorar, os equívocos cometidos e más tendências, as feridas que necessitam ser cicatrizadas, o perdão que precisa ser liberado, a vaidade que necessita ser trabalhada, a humildade tão relevante ao nosso crescimento, a sinceridade no trabalho, o amor nas atitudes mais simples(...),

Há um grande desafio por detrás do ANO NOVO, a cada degrau que subimos, ver-se uma exigência a mais, cabe-nos lutar para permanecer nos degraus e se possível  subir mais e mais, tudo a seu momento, amadurecendo dia-a-dia, envolvendo-nos na proposta de mudança, melhoramento, crescimento moral  e evolução através das mudanças daquilo que é incoerente com a proposta de Jesus.

Caminhamos para um mundo melhor, de paz, felicidade plena, um mundo reformado, o alcançaremos quando amarmos uns aos outros, quando o sentimento sublime  tornar-se um hábito, quando construirmos o reino de Deus dentro de nós, mas comecemos por edificar um ano novo dentro do nosso coração, dando os passos adequados nessa construção, atitudes no bem, reforma intima, amar sempre!

Um forte abraço e obrigado pela atenção, pelas leituras, pelo carinho e que venha 2013 repleto de paz, saúde, trabalho e aprendizado!

Um abraço irmãos da alma!

Márcio Barbosa Silva, 31/12/2012


quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Acordar Cedo é Preciso!

Dizem que aqueles que obtém sucesso na vida possuem caracteristicas como disciplina, bom censo, paciência, auto-critica, amor no que faz(...). 

Hoje acodei uma hora antes do habitual, estava sonolento, todavia, uma força inexplicável fez com que  pegasse  dois livros, ler-se um  por meia hora e o segundo por mais meia. Disciplina, foi a palavra que soou recentemente ao meu ouvido, se queremos ter sucesso nessa trajetória, precisamos acordar mais cedo e fazer aquilo que os outros não fazem, 

Temos boa vontade para praticar o bem, mas isso não basta, conhecimento é fundamental para alicerçarmos as bases que nos foram confiadas para construirmos.

Ser disciplinado não é tarefa fácil, acordar cedo quando o cansaço fala mais alto, dormir tarde quando a nossa indisposição pede cama, diminuir alguns minutos do almoço, quando a gula pede para deliciarmos um pouco mais, deixar de lado as redes sociais e aproveitar o tempo vago dedicando a aquisição de novos conhecimentos,

É importante encher-se como um tubo de tinta que após preenchido deixa marcas. Que enraizemos a disciplina, nas coisas mais simples, aprendamos a valorizar a oportunidade da vida, ententendo que para evoluirmos precisamos nos dedicar, alçar vôos, todavia, para isso é necessário  depositar nosso tempo em um objetivo. 

A prática do bem é a bussola que nos conduz ao progresso, disciplina nessa prática é imprescindível!

Abraço Fraterno,

Márcio Barbosa

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

PAZ É O MAIOR PRESENTE

É natal, o comércio movimenta as suas receitas, as famílias providenciam fartas ceias natalinas, presenteiam-se amigos, arrecadam-se e doam-se cestas e alimentos, ajudam-se pessoas com agasalhos,  aparentemente a sociedade torna-se mais humana e ao mesmo tempo mais divina.

Todavia, cabe-nos não julgar os sentimentos depositados nesse período, mas lutar para que as energias positivas permaneçam durante todo o ano vindouro, que a vontade de amar, perdoar, ajudar o semelhante e despertar amor pelo próximo sejam hábitos...

Que essa força renovadora de sonhos e propósitos seja o amparo maior nos instantes de dificuldade e provas.

Sabe-se que o ser humano busca felicidade e ela só será conquistada quando tivermos paz no mundo, todavia, ela deve ser construída dentro de nós, a cada segundo, através das nossas atitudes no bem, do nosso devotamento no trabalho na Seara do Cristo, na prática da caridade, da nossa abnegação e da busca por reforma intima.

Mediante os obstáculos de jornada, cabe-nos olhar para frente, para os objetivos coerentes com os evangelhos de Jesus. Lutar por um mundo melhor, de fraternidade e de paz, mas que a construção do mundo novo, comece dentro de nós, 

Deixemos que Cristo nasça todos os dias em nossos corações mediante a adoção da sua proposta que nos convida a tornar seres humanos melhores, homens e mulheres mais próximos de Deus!

Agradeço pelos acessos no blog desde o seu nascimento, pela sua presença e leituras, que estejamos reflexivos com nossas atitudes, muitas vezes equivocadas, reflexivos com os aprendizados que surgem em forma de provas e expiações, sobretudo,  frente  as reflexões nos chegam, possamos referenciá-las modificando nossas más tendências!

Meu muito obrigado a Jesus, aos benfeitores amigos e a você razão da existência desse espaço!

Um feliz Natal , Muita paz e um forte abraço, do incansável amigo,

Márcio Barbosa



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Equilíbrio!

Caro Leitor,
Em dias de dificuldade e adversidade, o maior desafio é manter o equilíbrio, deixamos de lado o olhar para solução e damos enfâse ao problema,  maximizando-os, dando a eles o poder de decisão em nossa vida,

Em instantes turbulentos, tem-se o desejo de tornar-se um homem bomba e explodir com tudo e com todos, é aquele momento cuja frustração e revolta dominam, instantes os quais as coisas não aconteceram como o desejava, seja na vida afetiva, profissional, acadêmica, familiar(...). E um ou outro ainda diz com aquele tom de sarcasmo ''equilibrio'', mas observa-se apenas o tom e esquece-se da palavra mágica, ''EQUILÍBRIO''.

Frente aos conflitos que surgem o equilíbrío proporciona ao índividuo a sensação de dever cumprido, realização, paz de espírito, confiança e esperança. Todavia, uma palavra tão simples, por que não vivencia-la. Como já foi dito, o foco no problema desequilibra, logo, mudar o foco é o primeiro passo para equilibrar-se, ter firmeza nos objetivos e quando vir a sensação de queda, erga a cabeça e recomece...

Equilíbrio é essa força que move a criatura a  felicidade, já temos um caminho, então, o que estamos esperando?

Abraço Fraterno,

M. Barbosa

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Contagem Regressiva

Já começamos as confraternizações de fim de ano, o clima mudou, as pessoas ficam mais sorridentes, as empresas recebem mais clientes, as ruas, praças e avenidas ficam mais luminosas e coloridas, as casas recebem a decoração de fim de ano, uma guirlanda, algumas luzes, uma árvore de natal, as pessoas se abraçam rumo a um novo ano, criam-se novas expectativas, projetam-se novos sonhos, novas mudanças, definem-se objetivos materiais, é a formatura,  o apartamento novo, a nova mobilia, o primeiro carro, a festa de casamento. E dizem as pessoas que será um ano novo, de infinitas realizações. 

Possivelmente chegará a virada de ano, faremos novos pedidos, estaremos em familía, entre amigos, ou talvez solitários, mas o ritual é comum a todos os povos, na batida da meia noite, daremos os cumprimentos ao novo ano, mas compete entender que tudo que é novo, para que tenha base firme começa de dentro para fora, assim como, toda mudança...

Nessa contagem regressiva, façamos o balanço das nossas atitudes, interesses e realizações, onde está o nosso foco? na posição financeira, no intelecto, no acadêmico, na família, na espiritualização, nos velhos amigos ou nos novos...? o que buscamos no novo ano? se é felicidade, ela depende de fatores externos ou já entendemos que a busca deve ser feita nessa viagem para dentro?

Passam-se os dias, os meses e daqui algum tempo, esteremos fazendo um novo balanço, querendo as respostas daquilo que deu certo, que ocorreu como o planejado ou daquilo que fugiu da proposta!

Construamos um novo ano dentro de nós, mais bondosos, felizes, amorosos e sinceros!

Comecemos pelo nosso balanço interior, pontuando os equivocos cometidos e criando as correções necessárias, 

Ser feliz, só depende de nós, assim como um novo ano também!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Disciplina, palavra do progresso!

E de repente arrependemo-nos, isso provoca um movimento que repercute em nossa alma. Este movimento está vinculado a uma vontade forte, nobre, que precisa ter também, segurança.

O homem que não institui dentro de si um caminho, perde-se pelos desvãos da vida. A falta de fé conduz, naturalmente, a falta de coragem. A falta de coragem acovarda o homem, quando este tem que enfrentar situações dolorosas, tenebrosas algumas vezes.

Os espíritos realmente de Deus têm em conta isto e multiplicam mensagens de estímulo, de levantamento, de indução ao bem. Sabedores de que o ser encarnado, tanto quanto, muitos desencarnados, precisam constantemente do estímulo para poderem prosseguir.

O mal, quantas vezes, se instala em corações enfraquecidos, não maus propriamente ditos. Quantas vezes, a ignorância faz morada em almas pouco enrijecidas, não más propriamente ditas.

A insensatez, quantas vezes, é companheira de almas que não aprenderam a conduzir o seu
pensamento corretamente, não más necessariamente.

O Cristo já nos ensinou que precisávamos ter o falar: sim, sim e não, não. Cristo era médico,médico das almas, porque já na sua época ensinava que o homem precisava ter uma linha correta de conduta, que a despeito de qualquer circunstância, dificuldade ou problema, deveria ser una, deveria ser voltada para a idéia de Deus.

Amigos, que aprendamos a  nunca nos esquecer de ressaltar a nobreza de caráter como companheira do homem. A moralidade como dileta irmã. A convicção como companheira de trabalhos. A confiança como a irmã justa que nos acompanha. Mas que  também, não deixemos de ressaltar, que o homem, para ser companheiro de todas essas irmãs, precisa ter um norte, um rumo, um destino, sem isto o homem se perde.
Ele dirá: Sobriedade para quê?
Ele se perguntará: Honestidade por quê?
Ele exclamará: Todos são maus, por que eu hei de ser o bom?

Entra aí a Doutrina Espírita como reguladora do homem encarnado atual, reguladora dos sentimentos que nós acabamos de ressaltar aqui. Entra a Doutrina Espírita como esclarecedora, quando diz para a gente; a vida continua. Quando proclama: você reencarnará. Quando explica: todo bem que você fez será levado em sua conta, todo mal também. Quando ensina: cria maior soma de bênçãos em teu derredor, deixa o mal entregue a si próprio.

Queridos, precisamos quando nortearmos os nossos pensamentos, conceitos, nossos destinos, precisamos aí sim, de uma irmã dileta, que é pouco querida embora, pela grande maioria, porque obriga a comportamentos desgostantes, muitas vezes, esta irmã chama-se disciplina.

Realmente, o norte pode ser escolhido por nós. O anseio é um propósito que está estabelecido num coração, mas para chegarmos a esse destino precisamos da disciplina. Disciplina que educa a palavra, que educa o temperamento, que educa o gesto, que educa o sentimento, que educa o ser enfim.

Sejam companheiros desta irmã pouco querida de muitos, mas a amiga integral de nossas vidas, de nossos espíritos. Pela disciplina alcançaremos muitos conceitos, tais como segurança, sobriedade, serenidade. Alcançaremos valores que, normalmente, o homem amornado não tem. E se queremos ter um destino de paz e de progresso, não nos esqueçamos, busquemos a companhia da
disciplina, ela nos ajudará em nosso propósito.

Deus nos abençoe a todos. Paz para vocês queridos amigos.
 
ABRAÇO FRATERNO,

Márcio Barbosa.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

AS ESCOLHAS E A CHUVA!

Os pingos começaram a cair e de repente um forte temporal chegara, com relâmpagos e trovões, os carros passavam banhando aqueles que ousavam atravessar o lado oposto da rua, corremos por alguns instantes, afim de que nos protegessemos do temporal, encontramos um toldo, e alí em baixo permanecemos por alguns instantes, queríamos nos proteger, a  correnteza descia com força, entupindo boeiros, fechando vielas e ,permaneciamos introspectivos, pensando na vida, nas pessoas que nos cercavam, nas decisões que somos convidados a tomar...

Dizer ''sim'' ou ''não'' na hora certa é um grande desafio, ao passo que corremos o risco de nos equivocarmos em nossa decisão, de sofrermos com as consequências, de não darmos conta do recado, mas também temos a verdente que poderemos tomar a decisão certa e usufruir de consequências positivas. Diziamos quão bom seria, se tivessemos a certeza de que dizendo ''sim'' ou ''não'' estariamos vivendo a ação correta, logo, dizendo ''sim'' quando era para dizer ''sim'', por certo, não nos arrependeriamos, porém, talvez não tivesse sentido, pois decidir, entre ir ou ficar, amar ou odiar, permanecer protegido ou arriscar no meio da chuva, abnegar-se ou acomodar-se ...DECIDIR, nos faz pensar que está nas decisões o sentido da vida,

A chuva passa por alguns instantes e somos convidados a decidir,a sair na garoa ou acomodar-se e ver a hora passar...

Na descida, a chuva com maior intensidade nos obriga a esperar mais uma vez, e instrospectivos, pensamos nos insucessos e sucessos da vida, pensei e pensei...

Os temporais são convites  a reflexão, as tempestades por maiores que sejam, nos transmitem aprendizado e sabedoria, crescimento e maturidade, sobretudo, quando somos convidados a decidir, entre buscar abrigo e lavar a alma na chuva ou permanecer parado, sem riscos e até correr o risco de ser levado pela correnteza...

Assim é a vida, como uma tempestade que nos convida a decidir entre atrevessar uma ponte e permanecer do lado de cá, de repente seremos mais felizes desse lado do que do outro, ou vice-versa, mas uma coisa é certa, teremos que decidir, seja qual for a decisão, seja a consequência positiva ou negativa, o aprendizado é certeza para aqueles que permitem-se APRENDER!, pois a vida é essa escola, convidando-nos a prudência e a disciplina...Convidando-nos a amar aquilo que predispomos fazer, seja na lida diária, na vida pessoal, acadêmica ou profissional...

Sonhemos com dias melhores, a chuva passa e no dia seguinte, o sol paira sob todos, o frescor da brisa acalenta e chega-nos a bonança!

Foi muito bom tomar um banho de chuva ao seu lado!

Abraço Fraterno,

Márcio Barbosa

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

RENOVE-SE

O Universo é puro movimento e está em constante renovação. Na natureza tudo se renova a cada instante.
Esta é a lei! O princípio da renovação obedece a lei natural da vida.

Estamos todos e tudo em constante movimento e mudança, apesar de existir entre os seres humanos ainda pessoas que são resistentes a mudanças e que se colocam contra as leis da natureza e escolhem permanecerem na estagnação.

A vida é uma via de acesso para o crescimento e evolução das espécies, em especial ao reino Humano, O Universo sempre dispõe de meios que promovem e nos auxiliam no processo de crescimento e evolução.

Situações surgem a todos os instantes provendo oportunidades a todos. Precisamos tomar decisões e termos coragem de ir a luta e parar de esperar a felicidade sem esforços.

Não exigirmos das outras pessoas aquilo que muitas vezes não fazemos. Precisamos deixar de lado as críticas, investirmos sério no nosso trabalho em prol do nosso crescimento e realização para podermos ser felizes e também proporcionarmos felicidade ao mundo, não esquecendo que todas as oportunidades nos são dadas pelo Universo.

Vamos agradecer pela vida e tudo que temos na vida. Tudo Mesmo! Até mesmo as dificuldades e adversidades que se apresentam, mas que nada mais são do que as grandes oportunidades de testarmos o quanto somos capazes.

Ninguém pode avançar em direção ao novo se permanece obstruído, contaminado pelo velho e não se dá chance. Veja a mudança como um degrau a mais na escada que você sobe na vida.O Tempo não espera por ninguém.

Faça você mesmo o seu tempo, mude enquanto é tempo, pois se você não tomar a decisão, alguém em qualquer tempo, ou algum fato ou circunstância poderão manobrar o seu processo e efetuar mudanças e transformações na sua vida.

A responsabilidade perante a vida é individual e intransferível. Você pode e é capaz! Teste-se! Tenha coragem! Escreva você mesmo no livro da sua vida, faça dela uma obra de arte.

Ame sempre sem recompensa! Procure despertar em ideais elevados. Respeite a tudo e a todos independente do que pensam e do que fazem. Pois não nos cabe julgar ninguém, e cada um responderá por sua própria vida diante da Lei da Vida.

Ajude a quem precisa, e tenha sempre uma palavra de ânimo e coragem para seu semelhante. Plante árvores, flores, cuide da natureza, dos animais, dos rios, enfim, respeite o planeta em que vive e que tão generosamente lhe oferece tudo o que você precisa.

Não se esqueça você também pode ser um vencedor!!!

Abraço Fraterno, com votos de muita paz!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O que é a vida?

Perguntam-me as pessoas, o que é a vida?, buscamos as respostas e de repente, percebemos que o vocabulário torna-se pobre para defini-la, mas na árdua e ousada tentativa poderemos dizer que a vida é essa força que move o índividuo a busca dele mesmo, é a força libertadora que retira-o da prisão interior, dando a liberdade de ação, de ir e vir num caminho que o leva ao descobrimento de sí mesmo. A vida é abundância, nostalgia, conhecimento e entendimento, compreensão e aprendizado. A vida é missão e perdão. É dificuldade, adversidade, conflitos, persistência, perseverança, lutas e vitórias. A vida é amizade, afeto, carinho, diversão, família, sentimento. A vida é caridade, compaixão, benevolência, indulgência, amor ao próximo, fé e esperança. A vida é alegria, felicidade, sonhos sonhados, projetos realizados, caminhos aliviados. A vida é progresso, moral, espiritual, intelectual...A vida é doença, é saúde, é desespero, é esperança, é trevas , é luz, é ofensa, é perdão... A vida, é entrada, é saída, é início de jornada  e conclusão dela...A vida é nascimento e porque não dizer que também é morte?

Esgotam-se as palavras, mas jamais se esgotará a sua essência e seu sentido, quebram-se as suas definições, mas jamais se quebrará a chave que abre a porta concedendo o início da trajetória que levará ao encontro consigo, as correções necessárias, a vivência moral, ao progresso(...) a simplesmente VIVER!

E como diz o poeta, ''VIVA E NÃO TENHA VERGONHA DE SER FELIZ!, CANTE, CANTE, CANTE, E SEJA SEMPRE UM ETERNO APRENDIZ!''

Só depende de você que ela seja melhor, passos firmes na caminhada, vivência moral e trabalho no bem, fé em Deus, amor em todas as ações, resisgnação e paciência. Dias melhores estão por vir, trabalha-te e conquistará!

Abraço fraterno, com votos de muita paz!

Márcio Barbosa



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Quanta REFLEXÃO, Quanta coisa a APRENDER!

Sempre temos dito que conflitos, angustias, adversidades, tristezas, o que julgamos de problemas...surgem nos caminhos da vida convidando-nos a aprendizado, a reflexões daquilo que precisamos trabalhar na busca por nos melhorar. O discurso parece sempre o mesmo, é como se o consultor não tivesse problemas dessa natureza e oferecesse soluções aparentemente simples para os problemas alheios. 

Enquanto isso,  o consulente atravessa as aflições por vezes choroso e entristecido, para aqueles que estão de fora, todo problema parece simples e a solução sempre se apresenta de maneira fácil e leve. Todavia, por vezes nos indagamos porque a aflição do outro é sempre menor que a nossa, talvez estejamos somente com um simples resfriado e o outro com um tumor maligno, mas devido aos aspectos coitadistas, imaturamente pensaremos ser o resfriado mais grave que o tumor.

Me perguntaram recentemente se eu não me aflingia, não chorava, não possuía angustia, ao passo que as soluções que apresento são sempre pautadas em retirar aprendizado das situações que a vida impõe. Parei alguns instantes em busca da resposta, não sei o motivo da demora, mas é sempre assim, temos todas as respostas para os problemas alheios, mas para os nossos é necessário uma viagem para dentro e isso custa tempo, paciência, abnegação e aceitação, deve-se estar preparado para enxergar de frente a possível montanha que atrapalha a nossa evolução, uma montanha de conflitos, de mágoas, de frustrações que paralisam o índividuo.

Voltando-me a resposta disse; choro como todos, não tenho tristezas, pois não devem ser consideradas como objetos de decoração, passo por elas, assim como também passo por frustrações, decepções, angustias, mas são passageiras, não me pertencem.

Assim deve ser a nossa passagem em meio aos''problemas'', retirando aprendizado de cada um deles, comecemos pelo sentimento de posse, '' a minha angustia, a minha perda, a minha tristeza, a minha depressão, a  minha melancolia, o meu problema(...)''. Ele não é nosso, não é seu, não é meu, está de passagem, somente convidando-nos a um aprendizado.

Dias de questionamentos sobre aquilo que realizamos, as consequências das decisões que tomamos, as indagações frente as frustrações vivenciadas, são normais e importantes para o  nosso desenvolvimento, o emocional influenciará no profissional e no acadêmico, que por vez influenciará no espiritual e vice-versa. Contudo, podemos e devemos lutar por nos melhorar em todas as aréas da vida, façamos uma viagem e iniciemos por perguntar ''quem somos?'' ''O que estou fazendo aqui?'', ''Onde sou capaz de chegar?''''O que preciso melhorar em mim para amadurecer e entender a vida compreendendo as adversidades?''

As respostas virão, não se assuste é apenas uma viagem para dentro!

Abraço Fraterno,

Márcio Barbosa 

sábado, 10 de novembro de 2012

Em busca da FELICIDADE!



 Com Todas as nossas diferenças, sejam, física, mental, intelectual e moralmente buscamos a felicidade. Por vezes, buscamo-na em  bens de consumo, nas riquezas, nas propriedades que possamos adquirir e manter, em outros momentos sua busca está  no prazer. Há, também, os que, talvez pelas decepções na procura da felicidade, entregam-se às drogas. Por muitos e muitos séculos o Cristianismo promete-nos a salvação para após a morte. Sofrer aqui para gozar no paraíso. Essa doutrina colocou na cabeça dos despossuídos que era altamente vantajoso ser humilhado, sacrificado, injustiçado aqui, para que a glória fosse maior na vida eterna.

De repente surge uma religião, que muitos chamam de seita, que promete a felicidade aqui e acolá. Mas como tudo tem um preço, o crente desta religião tem que pagar muito caro para alcançar a prosperidade, a paz familiar, o sucesso enfim. Textos Bíblicos são manipulados e o marketing comercial vai fundo nos problemas humanos, mostrando na TV, rádio e jornal os felizes compradores da felicidade para este mundo, levando de quebra a salvação para a outra vida.

Enfim, cada um oferece o que pode. O Espiritismo oferece muito trabalho para a transformação moral, a única que poderá nos proporcionar as vitórias almejadas através das vidas sucessivas. Felicidade é conquista, e não dádiva de alguma entidade superior que distribui suas benesses de conformidade com o seu humor.

Acusados de heréticos, os espíritas respondem com trabalho, realizações sociais, entendimento da vida. Não vendem as benesses de Deus, e não as compram. Procuram exercitar o amar ao próximo como a si mesmo, e dá ao tempo o trabalho de esclarecer a todos, sem perseguir prosélitos.

Abraço     fraterno, com votos de muita paz!
Márcio Barbosa

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

E os NÃOS?

''Entre os ''nãos'' da vida você descobre que é necessário seguir em frente e parar de insistir em situações, pessoas, fatos etc que só o conduzem a lugar nenhum... daí você se pergunta se determinadas pessoas, por mais especiais que sejam, merecem a sua abnegação, sentimento,sinceridade e despreendimento...E você descobre que existem dezenas de pessoas a sua volta que você poderia estender a mão e contribuir com a felicidade de um ou de todos eles(...), descobre ainda, que estava perdendo tempo e mesmo que um dia venha se arrepender por desistir, naquele instante foi a decisão certa, pois a vida o convidava a vivê-la...Sentirá a dor por deixar possibilidades para trás, sofrerá um pouquinho, lágrimas cairão...Mas um dia, perceberá que os ''nãos'' eram necessários para enxergar os passos adiante junto com dezenas de pessoas que precisavam somente de um sorriso, uma palavra, um abraço ou um pouco de carinho vindos da sua parte, e se o indagarem se todas as chances foram esgotadas?, diga a sí mesmo que você tentou, mas se necessário, tentaria infinitas vezes, dentre que pudesse aprender coisas novas, mas se o momento não é oportuno e as pessoas envolvidas no processo preferem decisões dessa natureza, paciência! cada um faz as escolhas as quais estão preparados! o arrependimento é consequência do amadurecimento de ambas as partes, um poderá arrepender-se por insistir, o outro por dizer ''não'', todavia, cada um aprenderá a seu momento!! e que venham os novos e porque não os ''velhos''? mas antes de tudo, que nasça o amor próprio, pois só amando-se, poderá se amar os outros e se envolver em situações e fatos enriquecedores de tal maneira que amadureça, progrida e evolua... Muita paz 

Abraço do incansável amigo

Márcio Barbosa

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sede Cristãos!

A importante tarefa do Cristão no momento de extrema dificuldade espiritual que a humanidade atravessa.
Cumpridor de seus deveres, o Cristão, o intermediário, será a viva voz dos bons anjos, de Jesus, das potestades dos planos superiores, junto ao irmão sofredor. Serão eles os transmissores de esclarecimentos, de cultura, conhecimentos novos e discernimento ampliado das variadas notícias que o homem tem.
 
Serão os precursores do homem do futuro, em que todos os homens terão idênticas possibilidades, mercê do avançado estágio mental em que se situarão todos os homens terrenos.

Mas, se este homem que se propõe a ser o elemento intermediário entre as vozes dos céus e o habitante da planície, por uma circunstância toda pessoal, ou como resultado do assédio de forças trevosas, esquecer dos valores da humildade, singeleza, compreensão, tolerância, humildade, ele tisnará o mar calmo, o espelho límpido que deveria refletir os conhecimentos superiores e transmitirá uma imagem distorcida das idéias elevadas. Será então, a criatura que imantará outra criatura, não com conceitos bons, ao contrário, com maus conceitos.

Como manter então, o espelho limpo e a fonte clara? Pela oração daremos o passo inicial. Pelo estudo das leis morais que regem o Cristianismo, daremos o passo seguinte. Pelo esforço próprio de se submeter a essas leis, daremos o passo quase que definitivo. E quando o nosso coração tresandar amor, teremos então alcançado o clímax da escala e conseguiremos ser o homem puro, perfeito, adequado à transmissão das boas idéias.

A humanidade mesmo sofredora, tem dentro de si latentes os germes de todos os valores da espiritualidade superior, inferior também. Sendo assim, todos os homens que consultarem suas próprias consciências serão capazes de analisar se o que vem em forma de conselho está adequado, independente das atitudes e conceitos puramente intelectuais. Daí a necessidade de se consultar a voz da consciência no exame crítico das mensagens que se transmite, no exame aprofundado daquilo que se diz ou daquilo que se ouve.

Chega-se então, a meditação, ao estudo do Evangelho de Jesus, que nos dizem ser preciso amar ao próximo, compreender a Deus e estudar a si próprio, para que tais valores sejam constantes no homem que analisa, que medita, que sente a mensagem doutrinária do Cristo.

Precisamos meditar, compreender, analisar e estudar. Acima de tudo precisamos ter profunda humildade, precisamos trazer o coração munido de valores melhores, para que nossa vida seja constantemente, apoiada na superior apreciação que façamos das mensagens que nos chegam.

Homem que és Cristão, que diriges a palavra aos anjos, que convives com as entidades que falam a ti, ouve a voz do teu coração, medita sobre o que te falam, medita o que tu pensas, o que já és capaz de analisar, o que já sentes em nome de Jesus e sentirás se és um intermediário, se és um intérprete fiel dos anjos, ou se pretendes apenas dizer o que sentes. Se queres dizer o que sentes, não te preocupas com tudo isto. Mas se queres agir com espírito, que ostenta no seu íntimo ser as marcas do Cristianismo, então dia após dia cresce, evangeliza-te, cura-te dos males que trazes na alma, renova teus conceitos, sujeita teu espírito, conforma teu coração aos sentimentos enobrecidos da vida. E serás então, um bom Cristão,  em serviço na Doutrina de amor, para atendimento da humanidade que sofre, ou que pede o socorro de um apoio, ou que precisa do braço amigo para prosseguir adiante.

Deus saúde a todos vocês cristãos verdadeiros. Deus instrua a vocês que ainda não souberam entender a verdadeira mensagem que o Cristianismo trouxe a todos. Deus nos abençoe agora e sempre.

Muita paz

M.Barbosa

domingo, 4 de novembro de 2012

Nossos cumprimentos!




Adentrei a casa, cumprimentei o amigo  que em mais um domingo tirava alguns instantes do seu tempo para plantar sementes de amor, no campo do divino mestre. 

Andei alguns passos, me deparei com algumas pessoas, cuja sabedoria estava nítida na face, enrugados pelo cansaço do tempo, alguns de olhar entristecido, outros com sorriso singelo. Junto ao amigo, andamos alguns passos, lá estavam belas senhoras, já arrumadas, com cabelos cuidadosamente penteados, brincos pendurados, pulseiras sob o pulso, batom sob os lábios mesmo envelhecidos. 

Adentramos ao  terceiro quarto, estirada na cama uma nobre senhora, comunica-se com olhar, dá risadas, lágrimas brotam dos seus olhos, é alegria por ser visitada, apertei fortemente suas mãos, beijei-lhe a testa e me retirei(...), o amigo, com atitude de amor, aproximou-se abençoando os presentes naquele quarto. 

Caminhei alguns passos até o quarto ao lado, quatro senhoras especiais, as cumprimentei, desejei bençãos para o dia e deitada na última cama, uma senhora iluminada, em prece, pedia ao criador bençãos e luz para aquela casa de amor, aproximei-me, a abracei, pediu-me que lê-se alguns trechos bíblicos, as bem aventuranças proclamadas pelo divino mestre e lí as inspiradas palavras descritas por Mateus e proclamadas por Jesus, palavras aquelas que tocaram a minha alma e ao fim estava escrito  ''Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:13-16 ''

Retirei-me do quarto, emocionado, caminhei em direção ao salão, haviam vários idosos reunidos, abracei a alguns, beijei outros, vivenciei apertos de mão...Por alguns instantes estava no mundo deles, envolvido na atmosfera de amor, sabedoria, fé, esperança, caridade, paciência, perseverança, ambiente que somente depois de certa idade, enfrentando lutas e dores se é capaz de construir, alguns mais resignados, outros menos, alguns mais sorridentes e alegres, outros entristecidos e amargurados, alguns mais sábios e falantes, outros mais pensativos.

Todos com suas diferenças, mas com algo em comum, como mentores ensinando-nos a viver a vida, a olhar com esperança por dias melhores, a amar aqueles que desconhecemos e aqueles que convivemos, a perdoar infinitamente mais, a ter no Criador o consolo de que precisamos...

Estamos aqui para aprender e muitas pessoas estão dispostas a ensinar, inconscientemente elas nos abraçam com seus ensinamentos, singelos e ao mesmo tempo tão magnificos, humanos e ao mesmo tempo divinos...

Assentei por alguns instantes em meio a reflexões, o amigo aproximou-se de novo, transparecendo iluminação, com forças renovadas, brilho nos olhos, sorriso no rosto, um grande amigo sem dúvidas, um grande irmão!

Caminhamos em direção a saída com o pensamento voltado ao benfeitor visitante e com suas singelas palavras encerramos mais um trabalho ''trabalho realizado é caminho aliviado'', a luz no mundo nos traz a certeza de que iluminando os caminhos dos outros, somos os primeiros a se deparar com a luz!

Muita paz meus amigos

Márcio Barbosa

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Colocando em Prática!


Dentre tudo o que  estudamos na vida e que nos traz aprendizados, progresso e amadurecimento, não esqueçamos de transpor esses ensinamentos para dentro da casa de cada um , para o culto que devemos realizar todos os dias na casa, limpando-lhes as paredes, sustentando-as com as vibrações do amor e da caridade.

A mensagem lida nos templos religiosos, nas casas de amor, onde quer que estejamos,   traz uma conotação com o progresso. Mensagens belas serão percebidas pelas almas mais evolvidas. Mensagens que atingem a inteligência serão percebidas por aquelas almas que gostam de raciocinar mais. Mensagens científicas para aqueles que gostam de pedir, de pesar, de medir.


Que cada um de nós, que guarda no coração o desejo de viver e vencer, guarde dentro de si  que tipo de mensagem gostaria de ter no coração.


Pelos livros se conhece a criatura. Pela sua cultura irá se ver qual o tipo de anseio mental que ela tem. 


''Promuna-se o homem do mal aprendendo com o bem. Estude, a fim de que o coração se coura-se um pouco contra as investidas do mal e torne-se uma cidadela de amor, forte, segura e serena.''

Não se esqueçam, com Jesus o aprendizado maior no seu Evangelho, particularmente, no aspecto moral, com o codificador, o estudo que nos ampara, que nos ajuda e nos orienta, sustentando-nos no caminho do bem.


Muita paz !


Márcio Barbosa

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A aurora vermelha convidando-nos a REFLEXÃO!

O toque é divino, a melodia doce toca a  alma, fechamos os olhos e envolvidos em prece, chegam-nos as profundas reflexões. O convite a melhorar-nos, libertar-se dos laços que puxam à vivência de conflitos, o convite sincero e verdadeiro de modificar posturas equivocadas, que mais confundem do que esclarecem, olhar para dentro de sí perguntando-nos se estamos contribuindo para felicidade de outras pessoas , se estamos sorrindo o suficiente, permitindo-nos ser felizes ou murmurando e maximizando o tamanho daquilo que parece ser problema, mas que na verdade é a chegada do aprendizado, abrindo novos rumos, nos chamando a voltar alguns passos e repensar.

Continuamos com olhos fechados uma luz de coloração vermelha paira sob nossas mentes, é mais um convite, não a paixões desequilibradas e momentâneas, mas a representação do vermelho que como uma aurora do dia surge no horizonte; rasgando os céus, anunciando a chegada da luz; é o vermelho anunciando a vida, o sol''
 
Em sintonia com o vermelho, sua força vital, sua energia é abundante. Sua busca equilibrada  é um geradora de
energia para o universo inteiro, principalmente para o universo interior. A ausência do vermelho traz a indiferença, a apatia, a inércia, falta-nos o sangue e logo param as batidas do coração.

O convite é para abrir-se para o novo, arriscar-se, eis os desafios do vermelho. O vermelho é independência, é livrar-se da prisão da ignorância, da prisão de ventre, da arteriosclerose, da artrite, das rugas que vêm do franzir a testa em sinal de reprovação.
 
Os pensamentos continuam, a melodia aprofunda-nos a alma, e o fluido vermelho vai se desfazendo, penetrando os nossos caminhos, chamando-nos a  atividade; a saber que tudo muda, e admitir que mesmo aquilo que não deu certo a princípio, pode ser transformado. Todavia, toda transformação começa com o primeiro passo, permitindo-nos vivenciar atitudes renovadas!

Um abraço, com votos de muita paz!

Márcio Barbosa

domingo, 21 de outubro de 2012

Instantes com espinhos!

Há instantes na vida que surgem tantos espinhos em meio ao caminho, que nos deparamos com o desejo de desistir, jogar tudo para o alto e ir viver como a maioria das pessoas vivem, curtindo, com a pele bronzeada, sorriso no rosto, indiferentes com tudo e com todos. Todavia, nesses instantes de provas, somos convidados pelos nossos benfeitores a nos questionar e responder para nós mesmos, até onde somos capazes de enfrentar as dores provocadas pelos espinhos? mudança de conduta equivocada, despertamento do amor, indulgência constante, benevolência e perdão das ofensas, busca por virtudes, despreendimento e abnegação, são aparentemente espinhos rumo no caminho da evolução, suas vivências exige-nos deixar de lado a zona de conforto e sofrer um pouquinho, mas se observarmos um pouco mais, perceberemos que são antes de tudo, flores, convidando-nos a apreciar a sua beleza, mas muito cansados, olhamos primeiro para os espinhos, deixando de lado as pétalas.

Em meio aqueles que não nos compreendem, que nos julgam apontando os nossos defeitos, sejamos benevolentes e peçamos aos nossos benfeitores que continuem a nos conduzir, ao passo que cabe-nos não desanimar, apenas aprender e ensinar, primeiramente com a nossa postura, em seguida, com a permissão de Jesus, com as nossas palavras, jamais dizendo ''não'' ao trabalho no bem, lembrando que, ''quando o trabalhador está pronto, o trabalho aparece'', que Jesus nos abençoe nessa árdua trajetória, que confesso, não é fácil, mas com a inspiração de Jesus, é possível ir até o fim!

Muita paz!

Márcio Barbosa

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Os nossos passos lentos!

Ainda caminhamos a passos lentos no rumo a libertação de más-tendências, o egoismo predomina no amâgo da criatura humana, a humildade ainda remota, o altruismo não predominante, a prática do bem ainda é feita com fins de interesse. Todavia, outrora, não refletiamos, tomávamos atitudes de indiferença, vivências equivocadas que prazerosamente faziam parte da existência , abriamos feridas e não buscávamos remédio para cicatrização.

Mais de 2000 anos se passaram desde a chegada do Cristo na terra, com sua mensagem de amor e devotamento a Deus, o seu convite continua nos sendo feito, no decorrer da história vimos homens e mulheres que adotaram a sua proposta, irmãos que desprenderam-se do ego e manifestaram atitudes corentes com a proposta do Cristo, abnegados filhos de Deus que serviram o semelhante com humildade e amor, saciaram a fome e a sede, vestiram e aqueceram, instruiram e aconselharam irmãos que necessitavam.

Nesse dia, somos convidados a reflexão, a reavaliar a nossa existência, ao passo, que um dia a morte baterá a nossa porta e nos cobrará os rendimentos daquilo que fizemos com a vida, com cada segundo de existência.

Cabe-nos, amar uns aos outros, trabalhar na seara do bem, despertar o amor pelo próximo e transformar a fé, em atitudes que interfiram na construção de um mundo melhor!

Somos responsáveis por espalhar o amor pelo mundo, e então, o que estamos esperando?

Muita paz meus amores!

M. Barbosa


sábado, 6 de outubro de 2012

Não desanimemos,
Muitas dificuldades  surgem no caminho definido rumo ao progresso moral, intelectual, espiritual, material(...), conflitos dos mais diversos pairam na mente da criatura humana, fazendo-a desviar o olhar do verdadeiro propósito que é EVOLUIR, para concentrar suas forças nos lamentos, na opressão psicológica, nas lamurias cotidianas, na fatiga, no comodismo desmedido, no vitimismo, no desânimo, dando lugar ao nascimento de conflitos existenciais que paralisam a caminhada.

Cabe aos trabalhadores da seara do divino mestre Jesus, concentrados em todas as religiões não desanimar, a vivência do cristianismo exige-nos desprendimento, abnegação, força para construir novos aprendizados, ética e moral alicerçada nas atitudes diárias, Fé no criador e despertamento da consciência frente a nossa responsabilidade na edificação de um mundo melhor, onde o perdão seja o amparo para vivencia de paz interior e o Amor em sua plenitude seja a base das relações humanas.

O desânimo na caminhada surge convidando a novos aprendizados, a valorização da instituição que representamos, ao árduo trabalho sem proselitismo, ao compromisso com a prática caritativa, ao desenvolvimento do amor pelo próximo, ao auto-descobrimento, a resignação e a superação dos conflitos surgidos transformando-os em atitudes renovadas e reflexões que norteiam as ações que sucedem.

A responsabilidade é grande, o peso do fardo provoca-nos cansaço, mas não desanimemos, olhemos para Jesus, nosso modelo e guia, teve instantes de angustia frente ao Getsemani, seus seguidores exigiam-lhe atenção, em meio a caminhada também encontrou-se com o corpo cansado,  todavia, em sentimento de prece, silenciando o corpo físico dirigiu-se ao Criador, suplicando forças para alcançar o objetivo e realizar a sua missão.

Compete-nos como embaixadores do mundo novo, erguer a Deus a nossa prece, pedindo forças para prosseguir, tendo o desânimo como aprendizado e jamais deixá-lo dominar, que ele nos chegue, apenas nos convidando a reflexões, encaminhando-nos a redefinição de nossos objetivos, a renovação de forças, adoção da proposta Cristã com desinteresse e compromisso, 

Com a certeza da busca por nos melhorar busquemos as forças da espiritualidade amiga, façamos a nossa parte depositando AMOR em todas as circunstâncias, instruindo-nos e praticando aquilo que  é dirigido por meio de nossa oratória, saiamos do discurso caritativo e transfomemos em ações eficazes. 

A seara é longa não desanimemos!

Muita paz!

M.BARBOSA

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O amor é o caminho, AMAI-VOS

''Na busca por mim descobri a verdade, ao encontrar a verdade descobri o amor, ao descobrir o amor encontrei Deus e ao encontrar Deus tenho encontrado tudo."
O amor é o caminho para se chegar ao criador, todavia, é preciso definir o percurso, para alcançar esse caminho o mapa da consciência indicará a estrada certa rumo a felicidade, porém,  conhecer-se é o primeiro passo...

Muita paz!

M. Barbosa

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O Reino de Deus está dentro de Nós! não em Construções materialistas!

A imagem acima é a réplica de uma construção milionária avaliada em 250 milhões de reais, é um templo religioso, que aglomerará mais de 10 mil pessoas, seus líderes possivelmente arrecadarão milhares de dizimos e ofertas, alí turistas se encontrarão para fazer orações e buscar conforto espiritual. 

Sua construção está sendo erguida em um país onde  milhares de pessoas morrem de fome ao ano, onde o índice de analfabetismo ainda é alto e onde a construção de favelas cresce a cada segundo, no país que possui o maior índice de corrupção do mundo, onde seus politicos e (maioria) de líderes religiosos colocam os valores morais em baixo dos pés, pregam e pregam o Cristianismo, mas não vivem,

Cristo em sua trajetória não defendia a construção de templos externos, a sua maior defesa era a de criar o templo dentro de nós, a morada de Deus no coração dos seus seguidores, a transformação moral, areforma íntima e outros tantos valores espirituais e morais.

Fico me perguntando o que ele faria com 250 milhões?, se construíria um templo físíco ou se com ele buscaria diminuir a fome de milhares de brasileiro ou abrir uma casa de caridade, um abrigo para as pessoas que vivem nas ruas ou talvez construiria cisternas em regiões onde a seca maltrata nossos irmãos(...)

É triste perceber que o materialismo ainda predomina no coração dos pregadores da mensagem de Jesus, não falo de religião, não questiono essa ferramenta deixada pelo criador para conduzir o povo a estar mais próximo dele, questiono a postura de religiosos de todas as crenças que se perdem no meio da proposta do Cristo, com ritualismos vazios e construção de tesouros que o ferrugem e as traças corroem.

Reflitamos sobre as nossas propostas no mundo, se estão coerentes com as do modelo e guia da Humanidade.

O que Jesus diria de tantos templos erguidos com propostas equivocadas e nós o que estamos fazendo para construir o templo de Deus dentro dos nossos corações?

A jornada é longa, trabalhemos em prol do desenvolvimento do amor pelo próximo e quando de fato amarmos uns aos outros como a nós mesmos, defenderemos o partir do pão, antes da defesa de construções equivocadas

Olhemos para os passos do Cristo, seu caminho e sua jornada e tentemos imitá-lo! 

Que Jesus modelo e guia da humanidade no envolva e nos abençoe

Muita paz!

M.Barbosa

sábado, 29 de setembro de 2012

A menina e seu olhar!

A menina de olhar doce sentara-se a frente, iniciaram a conversa, dois jovens com seus conflitos compartilhando entre sí as incertezas dos caminhos a seguir. Estar em um corpo que talvez não o pertença, alma masculina englausurada em um envoltório feminino ou vice-versa, dentro desse contexto, surgem as mais diversas indagações, nascem os conflitos, as crises existenciais, os traumas afetivos, a curiosidade de saber o dia de amanhã, ao passo  que  nessas situações as mudanças são constantes, a cada situação um novo aprendizado.

Há de se ter cuidado com aquilo que dizem, quem são as fontes? qual interferência daquilo que se escutou naquilo de que se faz?

Há de se ter cuidado nos caminhos que resolve-se trilhar, muitos os pedregulhos, os obstáculos, na caminhada muitos não querem o bem a este aprendamos a perdoar.

Há de ser ter atenção com as inquietações, com o despertar do sentimento, a construção das bases afetivas, 

Há de se pensar na força de nossa alma para enfrentar as dúvidas e encará-las com labor e aprendizado.

Há de se ter cuidado com as decisões, com as sementes que plantamos e ao plantar que sejam sementes em forma de respeito, afeto, carinho, perdão, responsabilidade, honestidade resumindo-se no sublime sentimento chamado AMOR!

Muita paz!


M. Barbosa

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A verdadeira cura nos chega ao ESPIRITUALIZARMOS!


Reflitamos sobre a DOR ESPIRITUAL. A qual é, geralmente, a grande geradora de DESESPERANÇA.
QUEM NÃO CRÊ, NÃO ESPERA! E QUEM NÃO ESPERA, DESENCARNA ANTES DO TEMPO!  
Por tudo isso, torna-se fundamental que se entenda a espiritualidade. Que não é o mesmo que RELIGIOSIDADE, apesar de estarem estreitamente relacionadas pois a religiosidade é um dos aspectos importantes e uma conseqüência da espiritualidade.

Espiritualidade é um termo surgido na Renascença (Séc. XV)  mas cujas idéias básicas tiveram origem com os ensinamentos de PLATÃO, no século IV A.C.

Esse grande filósofo defendia a idéia de que o Ser humano era um dualismo CORPO-ALMA, com prevalência absoluta da alma sobre o corpo. Exatamente por isso era indispensável que o Ser Humano se dedicasse às coisas do espírito, deixando de lado qualquer preocupação com o seu corpo. Que nada mais era do que uma prisão da alma.

Esse pensamento, que teve forte influência na humanidade, especialmente no cristianismo primitivo, evoluiu para a idéia do Ser Humano como um todo, formado à imagem da Trindade Divina (conceito que encontramos em  diversas correntes religiosas, antigas e atuais). Somos então CORPO, MENTE e ESPÍRITO,  porém inseparáveis. 

Quando morremos, não somos nós que morremos, mas nossa expressão biológica a que denominamos corpo, esse envoltório que guarda o espírito e que vive em permanente estado de morte e renascimento. 

Observando uma foto nossa, de quando tínhamos 5 anos de idade, vamos constatar que aquele corpo já morreu há muito tempo. Outros corpos foram progressivamente substituindo aqueles que iam morrendo. E durante todo esse processo, nossa “individualidade” permanecia imortal, apenas amadurecendo com o passar dos anos. 

Quando morrermos, nosso corpo e nossa mente se espiritualizarão, deixando essa realidade temporo-espacial que é a única conhecida por nós, passando à dimensão espiritual que muitos denominam “eternidade”, na qual inexiste o tempo e o espaço. E por isso mesmo se torna inefável, totalmente inalcansável pelo nosso raciocínio uma vez que tanto ele como todos os idiomas sobre a Terra, são limitados às idéias de espaço e de tempo. Incapazes portanto de entender ou explicitar o que é, na realidade, o não-espaço e não-tempo do qual  só conseguimos  falar através de metáforas, utilizando figuras e idéias de nossa própria realidade. 

S.TOMÁS DE AQUINO, o grande filósofo e teólogo afirmava: “Não existe corpo sem espírito, nem espírito sem corpo”. Nessa vida, temos um espírito “corporificado”. Ao morrermos, passaremos a ter um corpo “espiritualizado”. E as moléculas que compõem o nosso corpo material, permanecerão dispersos nessa realidade pois a ela e somente a ela pertencem. Mas a nossa individualidade permanecerá imortal na eternidade e tudo aquilo conquistado nessa encarnação ao que se refere a valores morais, intelectuais e espirituais nos acompanharão em reencarnações sucessivas, daí a necessidade de plantarmos boas sementes, para colhermos bons frutos.

Espiritualidade Intrínseca é pois o mergulho infindável no transcendental. E para isso se exige humildade, coragem e decisão.

Pelo medo, criamos um “Deus quebra-galhos”.  Mergulhando no transcendental, descobriremos o verdadeiro Deus na sua plenitude.  Que todas as religiões, em todos os tempos e lugares, descobriram e Lhe deram nomes diversos. Mas sempre buscando -  e ainda buscam – religar (religião) o Ser Humano com Deus.
 
E isso exige constante aprofundamento.  Gostar de música, não é o mesmo que conhecer música. Quem conhece usufrui muito mais do que quem apenas gosta.

Nesse momento podemos nos questionar:  Que Deus é o nosso?
O ritualismo vazio é estressante: Não “responde”. Só desespera pois  quase nunca alcançamos, pelos ritos vazios, as coisas que queremos. E que queremos exatamente por termos uma religiosidade sem espiritualidade!

A espiritualidade intrínseca  nos liberta da desesperança enquanto a religiosidade sem espiritualidade nos causa medo, terror e ainda  gera desesperança.

Espiritualizemo-nos a cada segundo de nossa existência, para que não sejamos encontrados de coração vazio! 

Muita paz!

M. Barbosa