segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Daqui a pouco, ANO NOVO!

Já é ano novo em vários lugares do globo, os brasileiros aguardam ansiosos a chegada do novo ano, buscam-se novos momentos, numerosas realizações, conquistas financeiras e materiais, norteiam-se novos objetivos e metas, enfim, mais uma vez, o mundo deseja felicidade, há abraços, beijos, fartura, palavras de conforto e esperança, confraternizações, fogos de artificio, barulho e festa(...), mas ainda há pouca reflexão,  

É notório que o ano novo nasce dentro das pessoas, o calendário é apenas um detalhe, as festas, os fogos(...). Para que vivamos um Ano de transformação, conquistas duradouras,  cumprimento de dever e alcance de verdadeira felicidade, é importante fazermos uma viagem para dentro, questionando-nos aquilo que necessitamos melhorar, os equívocos cometidos e más tendências, as feridas que necessitam ser cicatrizadas, o perdão que precisa ser liberado, a vaidade que necessita ser trabalhada, a humildade tão relevante ao nosso crescimento, a sinceridade no trabalho, o amor nas atitudes mais simples(...),

Há um grande desafio por detrás do ANO NOVO, a cada degrau que subimos, ver-se uma exigência a mais, cabe-nos lutar para permanecer nos degraus e se possível  subir mais e mais, tudo a seu momento, amadurecendo dia-a-dia, envolvendo-nos na proposta de mudança, melhoramento, crescimento moral  e evolução através das mudanças daquilo que é incoerente com a proposta de Jesus.

Caminhamos para um mundo melhor, de paz, felicidade plena, um mundo reformado, o alcançaremos quando amarmos uns aos outros, quando o sentimento sublime  tornar-se um hábito, quando construirmos o reino de Deus dentro de nós, mas comecemos por edificar um ano novo dentro do nosso coração, dando os passos adequados nessa construção, atitudes no bem, reforma intima, amar sempre!

Um forte abraço e obrigado pela atenção, pelas leituras, pelo carinho e que venha 2013 repleto de paz, saúde, trabalho e aprendizado!

Um abraço irmãos da alma!

Márcio Barbosa Silva, 31/12/2012


quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Acordar Cedo é Preciso!

Dizem que aqueles que obtém sucesso na vida possuem caracteristicas como disciplina, bom censo, paciência, auto-critica, amor no que faz(...). 

Hoje acodei uma hora antes do habitual, estava sonolento, todavia, uma força inexplicável fez com que  pegasse  dois livros, ler-se um  por meia hora e o segundo por mais meia. Disciplina, foi a palavra que soou recentemente ao meu ouvido, se queremos ter sucesso nessa trajetória, precisamos acordar mais cedo e fazer aquilo que os outros não fazem, 

Temos boa vontade para praticar o bem, mas isso não basta, conhecimento é fundamental para alicerçarmos as bases que nos foram confiadas para construirmos.

Ser disciplinado não é tarefa fácil, acordar cedo quando o cansaço fala mais alto, dormir tarde quando a nossa indisposição pede cama, diminuir alguns minutos do almoço, quando a gula pede para deliciarmos um pouco mais, deixar de lado as redes sociais e aproveitar o tempo vago dedicando a aquisição de novos conhecimentos,

É importante encher-se como um tubo de tinta que após preenchido deixa marcas. Que enraizemos a disciplina, nas coisas mais simples, aprendamos a valorizar a oportunidade da vida, ententendo que para evoluirmos precisamos nos dedicar, alçar vôos, todavia, para isso é necessário  depositar nosso tempo em um objetivo. 

A prática do bem é a bussola que nos conduz ao progresso, disciplina nessa prática é imprescindível!

Abraço Fraterno,

Márcio Barbosa

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

PAZ É O MAIOR PRESENTE

É natal, o comércio movimenta as suas receitas, as famílias providenciam fartas ceias natalinas, presenteiam-se amigos, arrecadam-se e doam-se cestas e alimentos, ajudam-se pessoas com agasalhos,  aparentemente a sociedade torna-se mais humana e ao mesmo tempo mais divina.

Todavia, cabe-nos não julgar os sentimentos depositados nesse período, mas lutar para que as energias positivas permaneçam durante todo o ano vindouro, que a vontade de amar, perdoar, ajudar o semelhante e despertar amor pelo próximo sejam hábitos...

Que essa força renovadora de sonhos e propósitos seja o amparo maior nos instantes de dificuldade e provas.

Sabe-se que o ser humano busca felicidade e ela só será conquistada quando tivermos paz no mundo, todavia, ela deve ser construída dentro de nós, a cada segundo, através das nossas atitudes no bem, do nosso devotamento no trabalho na Seara do Cristo, na prática da caridade, da nossa abnegação e da busca por reforma intima.

Mediante os obstáculos de jornada, cabe-nos olhar para frente, para os objetivos coerentes com os evangelhos de Jesus. Lutar por um mundo melhor, de fraternidade e de paz, mas que a construção do mundo novo, comece dentro de nós, 

Deixemos que Cristo nasça todos os dias em nossos corações mediante a adoção da sua proposta que nos convida a tornar seres humanos melhores, homens e mulheres mais próximos de Deus!

Agradeço pelos acessos no blog desde o seu nascimento, pela sua presença e leituras, que estejamos reflexivos com nossas atitudes, muitas vezes equivocadas, reflexivos com os aprendizados que surgem em forma de provas e expiações, sobretudo,  frente  as reflexões nos chegam, possamos referenciá-las modificando nossas más tendências!

Meu muito obrigado a Jesus, aos benfeitores amigos e a você razão da existência desse espaço!

Um feliz Natal , Muita paz e um forte abraço, do incansável amigo,

Márcio Barbosa



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Equilíbrio!

Caro Leitor,
Em dias de dificuldade e adversidade, o maior desafio é manter o equilíbrio, deixamos de lado o olhar para solução e damos enfâse ao problema,  maximizando-os, dando a eles o poder de decisão em nossa vida,

Em instantes turbulentos, tem-se o desejo de tornar-se um homem bomba e explodir com tudo e com todos, é aquele momento cuja frustração e revolta dominam, instantes os quais as coisas não aconteceram como o desejava, seja na vida afetiva, profissional, acadêmica, familiar(...). E um ou outro ainda diz com aquele tom de sarcasmo ''equilibrio'', mas observa-se apenas o tom e esquece-se da palavra mágica, ''EQUILÍBRIO''.

Frente aos conflitos que surgem o equilíbrío proporciona ao índividuo a sensação de dever cumprido, realização, paz de espírito, confiança e esperança. Todavia, uma palavra tão simples, por que não vivencia-la. Como já foi dito, o foco no problema desequilibra, logo, mudar o foco é o primeiro passo para equilibrar-se, ter firmeza nos objetivos e quando vir a sensação de queda, erga a cabeça e recomece...

Equilíbrio é essa força que move a criatura a  felicidade, já temos um caminho, então, o que estamos esperando?

Abraço Fraterno,

M. Barbosa

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Contagem Regressiva

Já começamos as confraternizações de fim de ano, o clima mudou, as pessoas ficam mais sorridentes, as empresas recebem mais clientes, as ruas, praças e avenidas ficam mais luminosas e coloridas, as casas recebem a decoração de fim de ano, uma guirlanda, algumas luzes, uma árvore de natal, as pessoas se abraçam rumo a um novo ano, criam-se novas expectativas, projetam-se novos sonhos, novas mudanças, definem-se objetivos materiais, é a formatura,  o apartamento novo, a nova mobilia, o primeiro carro, a festa de casamento. E dizem as pessoas que será um ano novo, de infinitas realizações. 

Possivelmente chegará a virada de ano, faremos novos pedidos, estaremos em familía, entre amigos, ou talvez solitários, mas o ritual é comum a todos os povos, na batida da meia noite, daremos os cumprimentos ao novo ano, mas compete entender que tudo que é novo, para que tenha base firme começa de dentro para fora, assim como, toda mudança...

Nessa contagem regressiva, façamos o balanço das nossas atitudes, interesses e realizações, onde está o nosso foco? na posição financeira, no intelecto, no acadêmico, na família, na espiritualização, nos velhos amigos ou nos novos...? o que buscamos no novo ano? se é felicidade, ela depende de fatores externos ou já entendemos que a busca deve ser feita nessa viagem para dentro?

Passam-se os dias, os meses e daqui algum tempo, esteremos fazendo um novo balanço, querendo as respostas daquilo que deu certo, que ocorreu como o planejado ou daquilo que fugiu da proposta!

Construamos um novo ano dentro de nós, mais bondosos, felizes, amorosos e sinceros!

Comecemos pelo nosso balanço interior, pontuando os equivocos cometidos e criando as correções necessárias, 

Ser feliz, só depende de nós, assim como um novo ano também!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Disciplina, palavra do progresso!

E de repente arrependemo-nos, isso provoca um movimento que repercute em nossa alma. Este movimento está vinculado a uma vontade forte, nobre, que precisa ter também, segurança.

O homem que não institui dentro de si um caminho, perde-se pelos desvãos da vida. A falta de fé conduz, naturalmente, a falta de coragem. A falta de coragem acovarda o homem, quando este tem que enfrentar situações dolorosas, tenebrosas algumas vezes.

Os espíritos realmente de Deus têm em conta isto e multiplicam mensagens de estímulo, de levantamento, de indução ao bem. Sabedores de que o ser encarnado, tanto quanto, muitos desencarnados, precisam constantemente do estímulo para poderem prosseguir.

O mal, quantas vezes, se instala em corações enfraquecidos, não maus propriamente ditos. Quantas vezes, a ignorância faz morada em almas pouco enrijecidas, não más propriamente ditas.

A insensatez, quantas vezes, é companheira de almas que não aprenderam a conduzir o seu
pensamento corretamente, não más necessariamente.

O Cristo já nos ensinou que precisávamos ter o falar: sim, sim e não, não. Cristo era médico,médico das almas, porque já na sua época ensinava que o homem precisava ter uma linha correta de conduta, que a despeito de qualquer circunstância, dificuldade ou problema, deveria ser una, deveria ser voltada para a idéia de Deus.

Amigos, que aprendamos a  nunca nos esquecer de ressaltar a nobreza de caráter como companheira do homem. A moralidade como dileta irmã. A convicção como companheira de trabalhos. A confiança como a irmã justa que nos acompanha. Mas que  também, não deixemos de ressaltar, que o homem, para ser companheiro de todas essas irmãs, precisa ter um norte, um rumo, um destino, sem isto o homem se perde.
Ele dirá: Sobriedade para quê?
Ele se perguntará: Honestidade por quê?
Ele exclamará: Todos são maus, por que eu hei de ser o bom?

Entra aí a Doutrina Espírita como reguladora do homem encarnado atual, reguladora dos sentimentos que nós acabamos de ressaltar aqui. Entra a Doutrina Espírita como esclarecedora, quando diz para a gente; a vida continua. Quando proclama: você reencarnará. Quando explica: todo bem que você fez será levado em sua conta, todo mal também. Quando ensina: cria maior soma de bênçãos em teu derredor, deixa o mal entregue a si próprio.

Queridos, precisamos quando nortearmos os nossos pensamentos, conceitos, nossos destinos, precisamos aí sim, de uma irmã dileta, que é pouco querida embora, pela grande maioria, porque obriga a comportamentos desgostantes, muitas vezes, esta irmã chama-se disciplina.

Realmente, o norte pode ser escolhido por nós. O anseio é um propósito que está estabelecido num coração, mas para chegarmos a esse destino precisamos da disciplina. Disciplina que educa a palavra, que educa o temperamento, que educa o gesto, que educa o sentimento, que educa o ser enfim.

Sejam companheiros desta irmã pouco querida de muitos, mas a amiga integral de nossas vidas, de nossos espíritos. Pela disciplina alcançaremos muitos conceitos, tais como segurança, sobriedade, serenidade. Alcançaremos valores que, normalmente, o homem amornado não tem. E se queremos ter um destino de paz e de progresso, não nos esqueçamos, busquemos a companhia da
disciplina, ela nos ajudará em nosso propósito.

Deus nos abençoe a todos. Paz para vocês queridos amigos.
 
ABRAÇO FRATERNO,

Márcio Barbosa.